Explicando o conflito entre Rússia x Ucrânia
24/02/2022 14:49 em Notícias

 Explicando o conflito entre Rússia x Ucrânia

 

Durante a Guerra Fria (1947-1989) existiu a criação da OTAN, uma organização que até hoje conta com diversos países, principalmente os Estados Unidos, com o objetivo de inibir o avanço do bloco socialista no continente europeu.

 

Enquanto isso, existia a URSS, no qual Rússia fazia parte. Então ouve a corrida espacial (EUA x Rússia), a queda do Muro de Berlim,... E com a Guerra Fria, a URSS veio ao fim, e se desmembrou em vários países; e países que faziam parte da URSS passaram a entrar na aliança da OTAN (A Ucrânia não). E a Ucrânia se torna independente ao desmembrar da URSS, ou seja, a Ucrânia só é Ucrânia há 30 anos (é um país muito novo). Então desde de que a Ucrânia se tornou independente (1991) existe essa indecisão de ser mais próxima da União Europeia (lado da Russia) ou da OTAN (lado dos EUA). 

 

Acontece que a Ucrânia começou a se mostrar mais ao lado da OTAN há alguns anos.

E pra Rússia isso não é interessante, pois os EUA teriam um domínio sobre um território muito próximo da Rússia, sem contar que a Rússia enxerga a Ucrânia como parte deles ainda. E por Putin ter esse olhar soviético sobre a Ucrânia de que ainda é um país que em tese "faz parte da Rússia", junto a insegurança dos EUA terem um acesso muito próximo ao território russo, ele resolveu dominar territórios ucranianos novamente.

 

A primeira invasão ocorreu na Crimeia, em 2014. Agora, 8 anos depois, Putin está invadindo novamente o território, mas dessa vez a proporção e as consequências internacionais e geopolíticas tendem sim a ser muito maiores.

 

 

fonte: Levini, graduado em história ; Breno Rodrigues, Internacionalista/Analista Internacional.

foto: O povo.

COMENTÁRIOS