Entrevista com Dr. Rodrigo Thiesen Muller, Médico Oftalmologista 19.07.21
19/07/2021 17:08 em Entrevistas Denise B.

Quadro Medicina e Saúde

Dr. Rodrigo Thiesen Muller, Médico Oftalmologista

 

Saúde Ocular é afetada com exposição frequente à celulares e computadores

Exames oftalmológicos devem ser realizados mesmo se o paciente enxergue bem

 

O brilho das telas de celulares e computadores afetam a saúde ocular. Os primeiros sintomas são quase imperceptíveis, mas é preciso ficar atento à fadiga visual, olhos secos, irritação e coceira. Estes sintomas precisam ser analisados por um especialista em oftalmologia. O uso excessivo de aparelhos eletrônicos emissores de brilho tem aumentado a incidência de problemas visuais.

De acordo com o Dr. Rodrigo Thiesen Muller, Médico Oftalmologista Chefe do Serviço de Transplantes de Córneas do Hospital Santa Isabel, "é muito importante cuidarmos da saúde ocular com avaliações periódicas. A consulta com o médico oftalmologista não tem o objetivo de apenas avaliar o grau dos óculos que a pessoa precisa usar. São inúmeras as doenças que podem causar problemas na visão se não identificadas precocemente".

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, em todo o planeta ao menos 2 bilhões de pessoas possuem problemas de visão, sendo que metade destes problemas poderia ser evitados se tratados da forma correta. Uma das hipóteses levantadas pela OMS é o esforço muscular para mirar o objeto próximo: o celular.

O exame com um oftalmologista pode evitar que doenças como catarata e glaucoma se agravem. Portanto, a visita ao oftalmologista é importante mesmo que a pessoa esteja enxergando bem. O dia 10 de julho é considerado o Dia da Saúde Ocular.

 

Especialistas explicam que piscamos menos quando estamos em contato com telas digitais, e exercermos maior pressão nos olhos para que a visão esteja focada. Isso resulta em sobrecarga ocular.

 

Para quem trabalha com computadores ou utiliza o celular com frequência, é importante seguir algumas dicas para manter a saúde dos olhos:

• A tela do computador deve ficar no mesmo nível do olhar;

• Faça uma pausa para descanso da vista a cada duas horas;

• Celulares possuem configurações para que o brilho seja regulado de acordo com a luminosidade do local;

• Redes sociais criaram o modo noturno, com fundo de tela preto - usá-lo diminui o brilho da tela sobre os olhos;

• Ar-condicionado desidrata os olhos, especialmente em ambientes menores como o interior do carro ou escritório pequeno;

 

Leia o relatório da OMS na íntegra, em inglês: https://www.who.int/news/item/08-10-2019-who.......................................................

COMENTÁRIOS